Alerta sobre o descarte incorreto de lixo no vaso sanitário.🚽🧻

 



Alerta sobre o descarte incorreto de lixo no vaso sanitário.

Entupimento da estrutura hidráulica e da rede de esgoto, maior consumo de água para dar descarga, desperdício de materiais que poderiam ser reciclados para dar origem a novos produtos. Além disso, o extravasamento do esgoto em vias públicas, retorno de esgoto no interior de residências e danos às Estações de Tratamento. 


Todos estes problemas são causados por uma atitude que para grande parte das pessoas é normal: o descarte de resíduos no vaso sanitário.

Veja os materiais descartados irregularmente.

Entre os materiais sólidos mais encontrados e que causam obstrução na rede de esgoto estão fraldas, fio dental, preservativos, plásticos, absorventes intimo e lenços de papel.

Fio Dental: não se dissolve na água e prende os objetos encontrados no percurso, tornando-os ainda mais volumosos e causando grandes entupimentos.

Fraldas: o gel presente dentro das fraldas descartáveis não dissolve em contato com a água, pelo contrário, se expande ainda mais e, funcionando com uma tampa, entope o encanamento.

Preservativo: o material provoca o entupimento do vaso e transbordamento do esgoto.

Lentes de contato: é feito de um material plástico que não se degrada facilmente, gerando danos ambientais.

Absorvente interno: sua composição não se rompe facilmente e não pode ser processado por centros de tratamento de águas residuais, danificando sistemas sépticos. A melhor forma de descarte é embrulhar em papel higiênico e jogar no lixo.

Lenços faciais: toalhas de papel e cotonetes: não se diluem facilmente na água. Os lenços umedecidos podem se juntar com restos de gordura e óleo, transformando-se em uma grande massa, difícil de ser retirada dos canos.

Areia higiênica: a areia utilizada por gatos não se dissolve na água e pode causar obstruções.

Brinquedos: bolas, carrinhos e bonecos de plástico também são comumente encontrados na rede de esgoto.

Jogue o Lixo no Lixo.📢🚫


Postar um comentário

0 Comentários